terça-feira, 11 de junho de 2013

O que é a WEB 2.0 ?

O seguinte artigo, encontrado em  http://www.tecmundo.com.br/web/183-o-que-e-web-2-0-.htm , explica claramente o que é e as transformações que trouxe a Web 2.0.


Quem usa a Internet com frequência percebeu significativas mudanças na maioria das páginas que visita. Há alguns anos, os sites estavam disponíveis como livros: as pessoas acessavam, liam e viam o que era de interesse e fechavam. No máximo, a comunicação com os desenvolvedores ou responsáveis pelo conteúdo era através de um email. Atualmente, uma página que se limitar a isso está fadada ao esquecimento.

Hoje, para uma página ser minimamente enquadrada nesse “segundo capítulo” da história da internet, ela deve fornecer experiência de conteúdo para o usuário. Este conteúdo deve ser dinâmico e aberto à participação dele, no mínimo. Deve fugir de blocos de textos e proporcionar opções de alcance daquilo que o usuário deseja.


Essas mudanças ganharam o nome de Web 2.0 e são talvez a maior revolução que a internet já passou como um todo. O “2.0” indica uma nova versão da internet, um novo capítulo, novos rumos para a grande rede. O objetivo é fornecer aos navegantes mais criatividade, compartilhamento de informação e, mais que tudo, colaboração entre eles, fazendo com que esses navegantes tomem parte nesta revolução.



O nome da revolução

  O Orkut. Exemplo perfeito de Web 2.0.Com base nestes conceitos, explodiram serviços de relacionamentos sociais, páginas repletas de vídeos, wikis, blogs e outros serviços com um traço em comum: a participação efetiva do usuário nos dois sentidos do tráfego de informação: recebe-se conteúdo dinâmico, fornece-se o mesmo tipo de informação com a mesma facilidade. O mais interessante disto tudo é que não se trata de uma revolução tecnológica ou atualização brusca. É simplesmente uma mudança na maneira de promover conteúdo dinâmico através da internet.



Programas pela internet

Outro excelente recurso proporcionado por esta mudança de consciência foram os aplicativos web (Rich Internet Applications). São programas com funções de softwares tradicionais, porém o processamento necessário e os dados são baixados de um servidor. Isto elimina a necessidade de instalação e, em alguns casos, oferece mais segurança. Ou seja, a internet é utilizada como plataforma, e o aplicativo torna-se o serviço de muitas páginas.

Esses são, sucintamente, os conceitos de Web 2.0. Alguns criticam o termo, pois muitos elementos dos “primórdios” da internet (chamada de Web 1.0) ainda são extensamente utilizados. Seja qual for o nome, os internautas estão cada vez mais dentro deste mundo, disponíveis para todo mundo e com voz para todo mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário